Published On: 2022/08/22
Placas EPS sistema ETICS.

Placas de isolamento EPS100 em sistema ETICS

O que é o sistema ETICS (capoto)?

O sistema ETICS – External Thermal Insulation Composite System – habitualmente referido como capoto, é um solução construtiva muito importante na construção civil. O ETICS é responsável por garantir o correto isolamento térmico das paredes exteriores dos edifícios garantindo a sua eficiência energética e conforto.

As principais vantagens que a utilização que este sistema lhe oferece são:

  • Eficiência energética – com o isolamento térmico garantido pelo sistema ETICS o seu edifício e/ou casa vai lhe permitir poupar na energia necessária para arrefecer ou aquecer.
  • Conforto – como a temperatura do edifício vai variar menos, vai sentir mais conforto porque a temperatura interior vai-se manter, ao longo do ano, dentro de valores mais agráveis.
  • Baixo custo de manutenção – com uma reduzida necessidade de futuras pinturas e muito reduzido aparecimento de fissuras, este tipo de manutenção vai ser muito mais económica.
  • Elevada eficiência – é considera o sistema de isolamento térmico mais eficiente e a sua elevada eficiência garante um bom nível de retorno do investimento.
Mapetherm System

Sistema Mapei Mapetherm para ETICS

Camadas a aplicar

Componentes do sistema ETICS (capoto).

Quando adquirir o sistema de isolamento ETICS, tenha a atenção de garantir que adquire um sistema com certificação Europeia (com todos os componentes certificados). Só assim terá a certeza que os produtos que adquire garantem o resultado que pretende. Tenha em especial atenção os principais componentes do sistema:

  • Argamassa de colagem – esta argamassa é responsável pela colagem dos painéis isolantes ao edifício e também pelo revestimento destes antes da aplicação do acabamento final em acrílico. Para este fim, recomendamos Mapetherm AR2.
  • Placas de isolamento – estas placas são o componente responsável pelo isolamento térmico. Pode utilizar várias espessuras que devem ser escolhidas de acordo com a solicitação energética de cada edifício. Para garantir um bom resultado, deve-se utilizar placas de EPS100, XPS, Lã mineral ou Aglomerado negro de Cortiça certificadas.
  • Rede de fibra de vidro – é responsável pelo reforço da argamassa aplicada nas placas de isolamento. Recomendamos a Mapenet P ou uma rede de fibra de vidro com certificação europeia ETAG004.
  • Acabamento acrílico – é a última camada do sistema. Garante a proteção do mesmo e o bom aspeto do mesmo. Pode personalizar a cor deste componente na nossa máquina de afinação e também escolher diferentes granulometrias. Recomendamos Quarzolite Toncahino Plus ou Mapetherm Flex RP (para situações exigentes na flexibilidade).

Para garantir que obtém os resultados pretendidos do sistema ETICS, é sempre recomendado que se informe corretamente sobre os componentes que serão utilizados e escolha e que o sistema seja instalado por um aplicador de capoto que esteja apto a efectuar uma correta instalação.

Pode contar com a nossa equipa técnica para lhe facultar o apoio necessário para o seu projeto. Contacte-nos via telefone ou e-mail para esclarecer as suas questões ou solicitar um orçamento dos componentes do sistema ETICS.

Veja o video seguinte para mais informação sobre o sistema ETICS.

MANTENHA-SE ATUALIZADO
LEIA MAIS